Esse é o primeiro tipo de trabalho acadêmico feito pela maioria dos estudantes de graduação em engenharia e ciências exatas. De forma direta: um relatório é um documento que descreve algo que foi realizado, por isso é corriqueiramente solicitado em disciplinas laboratoriais. Como é um documento que reporta algo que foi feito, é muito importante que o aluno esteja totalmente concentrado e faça anotações durante o procedimento que será objeto do relatório (prática de laboratório, por exemplo). Quanto mais rico em informações (úteis) seu relatório for, melhor.
Algumas sugestões para um relatório sobre uma prática de laboratório:
No Brasil, a norma que especifica os princípios gerais para a elaboração e a apresentação de relatório técnico e/ou científico é a ABNT NBR 10719. Além desta norma, os documentos relacionados a seguir são indispensáveis para a elaboração de um relatório segundo as normas da ABNT:
Os relatórios das disciplinas que leciono devem conter as seguintes seções:
Objetiva dar uma proteção externa ao trabalho. As informações indispensáveis à identificação dos envolvidos na elaboração do relatório devem constar na capa. A fonte deve estar em negrito e com letras maiúsculas. A ordem das informações devem constar na seguinte ordem:
Diferente da CAPA, a fonte não deve estar em negrito. As informações devem ser apresentadas na seguinte ordem:
Escrever um resumo do que se encontra no relatório.
Como o nome já diz, o intuito desta seção é introduzir o leitor acerca do objeto do relatório. Neste sentido, é importante consultar outras obras para embasar o que for escrito. Vale salientar que toda fonte utilizada deve ser citada no texto e listada na seção REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. A citação de uma referência deve ser a norma ABNT NBR 10520. Por exemplo: "Profissionais da indústria afirmam que a publicação de trabalhos científicos nos quais os diversos modelos capazes de estimar uma dada propriedade são criteriosamente comparados são de elevada importância para o projeto de processos (RHODES, 1996)."
Listar os objetivos da aula prática realizada.
Listar os materiais e equipamentos utilizados na prática. Além disso, deve-se descrever o procedimento experimental executado durante a prática.
Apresentação técnica dos resultados obtidos durante a prática. Deve-se também ser descrito quais os principais problemas encontrados durante o procedimento experimental. Sugere-se o uso de gráficos, tabelas e fotos para enriquecimento desta seção.
Apresentar as conclusões obtidas após o procedimento experimental. Em suma, trata-se de uma síntese conclusiva do que foi apresentado na seção RESULTADOS E DISCUSSÕES.
Listar as fontes citadas ao longo relatório. As referências devem seguir a norma ABNT NBR 6023.